About
About
Sobre
Sobre

Olá 👋🏼, eu sou a Josiane Tochetto, UX Researcher Sênior no Grupo Boticário.

Por meio da minha atuação, busco fazer a diferença compreendendo profundamente os cenários de negócio, as pessoas usuárias e suas respectivas necessidades, conectando diferentes perspectivas por meio de dados e insights, que melhor orientem a tomada de decisões e auxiliem na construção de experiências simples e humanizadas.

Sou movida a conhecimento e curiosa por natureza, busco minha evolução e aprendizado contínuo (Lifelong learning) por meio de cursos e especializações constantes. Possuo especializações em Marketing Empresarial (UFPR), Design Centrado no Usuário – Design de Interação (UP) e na área de Tecnologia, Ciência de Dados e Transformação Digital para Negócios (UNESC). Em 2021, fui aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Design (UFSC), cursando as disciplinas do mestrado de Design Centrado no Usuário e Abordagem Sistêmica da Gestão de Design – com Foco na Inovação.

Tenho experiência com planejamento e condução de pesquisas qualitativas e quantitativas, em muitos casos combinando abordagens e métodos na obtenção de informações e insights mais valiosos para o contexto de produtos digitais. Busco facilitar as decisões baseadas em evidências, conectando dados internos e externos à execução das pesquisas, por meio de abordagens data-driven. Dedico atenção especial especial à análise e sintetização de dados, promovendo o acesso a informações relevantes para todos os stakeholders, de forma clara, visual e democrática. Além disso, contribuo ativamente com o desenvolvimento e evolução de processos de pesquisa, como guias de uso, repositórios e templates de pesquisas.

Tenho buscado cada vez mais identificar oportunidades e conectar objetivos da pesquisa com pessoas usuárias às métricas de produtos, aprofundando meus conhecimentos em ferramentas como o Google Analytics e Big query, assim como análises quantitativas e conceitos estatísticos aplicados a pesquisa de UX.

Áreas em que já atuei: Colaboradores, Dados e Data Science, Inovação, Franquias e mais recentemente tenho conduzido pesquisas em Consumidor, E-comm e Produtos financeiros.

Métodos: Personas, Data Personas, Jornadas, Workshops, Discoverys de Data Solution/AI, Entrevistas, Surveys, Recrutamento, Shadowing, Grupos focais, Documentações, Testes de conceito, Análise contextual, Taggeamento e análise qualitativa, Desk research, Triangulação de dados e mais…

Temas: Consumidores +60 anos, Produtos de dados, Educação corporativa, Comunicação interna, Onboarding, Liderança, Saúde de portfólio, Chatbots, Produtos Digitais para Franquias, entre outros.

“Data tells us what, but users tell us why” – Jess Vice

Olá 👋🏼, eu sou a Josiane Tochetto, UX Researcher Sênior no Grupo Boticário.

Por meio da minha atuação, busco fazer a diferença compreendendo profundamente os cenários de negócio, as pessoas usuárias e suas respectivas necessidades, conectando diferentes perspectivas por meio de dados e insights, que melhor orientem a tomada de decisões e auxiliem na construção de experiências simples e humanizadas.

Sou movida a conhecimento e curiosa por natureza, busco minha evolução e aprendizado contínuo (Lifelong learning) por meio de cursos e especializações constantes. Possuo especializações em Marketing Empresarial (UFPR), Design Centrado no Usuário – Design de Interação (UP) e na área de Tecnologia, Ciência de Dados e Transformação Digital para Negócios (UNESC). Em 2021, fui aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Design (UFSC), cursando as disciplinas do mestrado de Design Centrado no Usuário e Abordagem Sistêmica da Gestão de Design – com Foco na Inovação.

Tenho experiência com planejamento e condução de pesquisas qualitativas e quantitativas, em muitos casos combinando abordagens e métodos na obtenção de informações e insights mais valiosos para o contexto de produtos digitais. Busco facilitar as decisões baseadas em evidências, conectando dados internos e externos à execução das pesquisas, por meio de abordagens data-driven. Dedico atenção especial especial à análise e sintetização de dados, promovendo o acesso a informações relevantes para todos os stakeholders, de forma clara, visual e democrática. Além disso, contribuo ativamente com o desenvolvimento e evolução de processos de pesquisa, como guias de uso, repositórios e templates de pesquisas.

Tenho buscado cada vez mais identificar oportunidades e conectar objetivos da pesquisa com pessoas usuárias às métricas de produtos, aprofundando meus conhecimentos em ferramentas como o Google Analytics e Big query, assim como análises quantitativas e conceitos estatísticos aplicados a pesquisa de UX.

Áreas em que já atuei: Colaboradores, Dados e Data Science, Inovação, Franquias e mais recentemente tenho conduzido pesquisas em Consumidor, E-comm e Produtos financeiros.

Métodos: Personas, Data Personas, Jornadas, Workshops, Discoverys de Data Solution/AI, Entrevistas, Surveys, Recrutamento, Shadowing, Grupos focais, Documentações, Testes de conceito, Análise contextual, Taggeamento e análise qualitativa, Desk research, Triangulação de dados e mais…

Temas: Consumidores +60 anos, Produtos de dados, Educação corporativa, Comunicação interna, Onboarding, Liderança, Saúde de portfólio, Chatbots, Produtos Digitais para Franquias, entre outros.

“Data tells us what, but users tell us why” – Jess Vice