Você pode me encontrar nas redes abaixo
ou no e-mail: jotochetto@gmail.com
Olá 👋🏼, eu sou a Josiane Tochetto, UX Researcher Sênior no Grupo Boticário.
Por meio da minha atuação, busco compreender profundamente os cenários de negócio, as pessoas usuárias e suas respectivas necessidades, conectando diferentes perspectivas por meio de dados e insights, que melhor orientem a tomada de decisões e auxiliem na construção de experiências simples e humanizadas.
Sou curiosa por natureza, busco minha evolução e aprendizado contínuo (Lifelong learning) por meio de cursos e especializações constantes. Possuo especializações em Marketing Empresarial (UFPR), Design Centrado no Usuário – Design de Interação (UP) e na área de Tecnologia, Ciência de Dados e Transformação Digital para Negócios (UNESC). Em 2021, fui aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Design (UFSC), cursando as disciplinas do mestrado de Design Centrado no Usuário e Abordagem Sistêmica da Gestão de Design – com Foco na Inovação.
Ao longo da minha trajetória profissional, atuei como UI/UX & Product Designer em empresas de consultoria (GAVB) e seguros (Junto), além de possuir mais de 5 anos de experiência como Designer Gráfica. Essas experiências me proporcionaram uma visão integrada, desde o conceito inicial até o impacto final do produto. Evoluí minha atuação como Product Designer, especializando-me em UX Research, área em que atuo há pelos menos 3 anos. Minha abordagem é marcada pela habilidade de alinhar as necessidades dos usuários aos objetivos de negócio, sempre buscando criar experiências intuitivas e centradas nas pessoas.
Tenho experiência com planejamento e execução de pesquisas qualitativas e quantitativas, em muitos casos combinando métodos para obtenção de insights mais valiosos para o contexto de produtos digitais. Busco facilitar as decisões baseadas em evidências, conectando dados internos e externos à execução das pesquisas, por meio de abordagens data-driven. Dedico atenção especial especial à análise e sintetização de dados, promovendo o acesso a informações relevantes para todos os stakeholders, de forma clara, visual e democrática. Além disso, contribuo ativamente com o desenvolvimento e evolução de processos de pesquisa, como guias de uso, repositórios e templates de pesquisas.
Tenho buscado cada vez mais identificar oportunidades e conectar objetivos da pesquisa com pessoas usuárias às métricas de produtos, aprofundando meus conhecimentos em ferramentas como o Google Analytics, Big query e Python, assim como análises quantitativas e conceitos estatísticos aplicados a pesquisa de UX.
Áreas em que já atuei: Colaboradores, Dados e Data Science, Inovação, Franquias, Consumidor, E-comm, Atendimento, Venda Direta e Produtos financeiros.
Métodos: Personas, Data Personas, Jornadas, Workshops, Discoverys de Data Solution/AI, Entrevistas, Surveys, Recrutamento, Shadowing, Grupos focais, Documentações, Testes de conceito, Análise contextual, Taggeamento e análise qualitativa, Desk research, Triangulação de dados e mais…
Temas: Consumidores +60 anos, Produtos de dados, Educação corporativa, Comunicação interna, Onboarding, Liderança, Saúde de portfólio, Chatbots, Produtos Digitais para Franquias, entre outros.
“Data tells us what, but users tell us why” – Jess Vice