Desenvolvimento de um aplicativo para smartphone, na modalidade MVP, funcionando como sistema de comunicação e gerenciamento para uma ong e os membros da comunidade.
Atividades desenvolvidas:
Desenvolvimento de metodologia para organização e viabilidade do projeto, utilizando como base o Design Thinkg.
Imersões de design, estratégia de administração de fluxos, construção de papéis, definição de perfis e respectivas competências.
Realização de pesquisas, brainstorm, construção de jornadas, proto-personas, definição de features e realização de testes de usabilidade.
Definições de fluxo de telas, produção de wireframes e protótipo.
Esse projeto trata-se do desenvolvimento de um aplicativo teste (MVP) para smartphone, com o objetivo de sistematizar a comunicação e gerenciamento do projeto “Cidade Modelo”, coordenado por uma ong que estimula a democrática no país.
Com essa iniciativa a ong buscava aproximar a população das decisões governamentais utilizando um planejamento estratégico e conjunto de medidas que atuassem articuladas com outras instituições e lideranças em diversos setores da estrutura municipal, para assim impactar positivamente na comunidade. Desse modo, direcionando a cidade à um modelo com fortes processos democráticos, participação política e transparência pública.
O projeto foi realizado em 2017 como Trabalho de Conclusão de Curso para a Pós-graduação em Design Centrado no Usuário/UI, em parceria com as designers Jéssica Eloytza Assis e Joana Rosella.
Desafio: Nosso desafio começou com um projeto teórico que ainda não havia sido aplicado, não possuindo estruturas e nem etapas definidas até então. Portanto, uma tese ainda não testada e em construção, na qual não era possível mensurar e identificar com clareza as suas limitações, problemas ou oportunidades para aperfeiçoamento.
Apesar dessas restrições, trabalhamos estilo de co-criação com a equipe da ONG, iterando ideias e desenvolvendo o projeto de uma maneira mais assertiva.